AlcantaraMBTagenCIA

Alcântara é um município do estado do Maranhão. A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo Antônio de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. Fica também perto desta cidade a Ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão.

A cidade histórica fica a uma hora de barco de São Luís e é um excelente passeio que pode ser feito em apenas 1 dia. Uma vantagem é que, praticamente, todos os pontos turísticos da cidade, que parece ter parado no tempo, podem ser visitados a pé durante passeios tranqüilos pelas ruas calçadas de pedra.

Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade: o largo onde se encontram as ruínas da Igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho, ícones máximos das sociedades coloniais e escravagistas brasileiras. Existem bares agradáveis para se degustar bebidas e comidas típicas. As noites de lua cheia, entre casarões e monumentos do passado, são inesquecíveis.

A festa do Divino Espírito Santo é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 12 dias de festa durante a qual são servidos de graça licores e doces.


Consulte-nos sobre as nossas opções de passeios para Alcântara