AtinsMBTagenCIA

É o maior povoado litorâneo do Município e um lugar privilegiado, pois aqui se inicia as praias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a foz do Rio Preguiças. Em Atins há um fluxo turístico pequeno de ecoturistas e de turistas de aventura que acessam a região pelos 25 km de trilhas, utilizando carros traçados, ou pelo rio, através dos barcos de linha de passageiros e de lanchas voadeiras. Para os que gostam kitesurf é o local ideal, as praias virgens da região são muito utilizadas para a prática deste esporte.

Os passeios realizados em Atins se concentram no período após as chuvas, nos meses de julho a setembro quando são ofertadas as lagoas interdunares que afloram próximo ao Povoado. Destacam-se as caminhadas e as saídas para o trekking, com travessia parcial ou total dos Lençóis.

Mas para quem gosta de explorar um deserto, o ano inteiro é favorável para a prática de caminhadas. Existem algumas pousadas que ofertam aos seus hóspedes passeios às lagoas próximas. Os serviços de hospedagem são considerados simples e a estrutura das pousadas é rústica, com arquitetura adaptada ao clima, às matérias primas e à estética do local.

Em Canto do Atins, localidade a sete quilômetros de Atins existe os Restaurantes da Luzia e o do Antônio, bastante utilizados pelos apreciadores da boa culinária e pelos aventureiros que desejam partir para conhecer as diversas lagoas e comunidades que vivem no interior dos cordões de dunas.


Consulte nossas opções de passeios para Atins