Rota das Emoções 12 Dias e 11 NoitesMBTagenCIA

ROTA DAS EMOÇÕES: (LENÇÓIS MARANHENSES COM SANTO AMARO, DELTA, BARRA GRANDE E JERICOACOARA)

ROTEIRO DIA A DIA:

1° DIA: Cidade de origem/São Luís

Chegada ao aeroporto de São Luís, recepção e traslado ao hotel ou pousada escolhida. Pernoite em São Luís.

Rota das Emoções 12 Dias e 11 Noites

2º DIA: São Luís/São Luís

Café da manhã. Saída às 9h ou 15h para city tour no Centro Histórico de São Luís, importante conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX, possui cerca de 3.500 casarões tombados como Patrimônio da Humanidade desde 1997, visita à Igreja da Sé, Praças Benedito Leite e Dom Pedro II, Fonte do Ribeirão, Teatro Arthur Azevedo, Palácio dos Leões, Ruas Portugal (destaque para os azulejos portugueses) e, Rua do Giz, Beco Catarina Mina e Quebra Bundas, dentre outros logradouros. Em seguida breve tour panorâmico em carro climatizado pelas praias da Ponta d´areia, São Marcos e Calhau; Lagoa da Jansen. A duração aproximada do passeio é de 3h30min. Pernoite em São Luís.

3° DIA: São Luís/Santo Amaro

Saída as 05h em van ou micro ônibus regular, com parada de 20 minutos em ponto de apoio para renovar as energias. São aproximadamente 3 horas de percurso em estrada asfaltada até um lugarejo chamadoSangue, onde haverá troca de veículos. A viagem segue em estrada de terra (off Road) a bordo de uma Toyota 4×4, até Santo Amaro a duração aproximada é de 2 horas. Este município é um dos três que compõem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, as suas dunas se misturam à cidade de ruas calmas, rica em coqueirais e por onde passa o Rio Alegre. Após check-in e acomodação na pousada escolhida, parada para almoço (não incluso). Às 15h saída para conhecer a Lagoa da Gaivota, o trajeto é feito em veículo 4×4 privativo em pequena trilha entre arbustos e cajueiros. A Lagoa da Gaivota surge como se fosse uma miragem, enorme e de água transparente. No verão ela divide-se ficando separada pelas “morrarias” (designação local para as dunas). Momento livre para banho e contemplação das belezas locais. Retorno após o pôr do sol. Pernoite em Santo Amaro.

4° Dia: Santo Amaro/Espigão/Betânia

Café da manhã. Saída as 08h30min para o passeio na localidade Espigão e povoado Betânia em veículo 4×4, essa região do Parque Nacional possui um belíssimo ecossistema composto de rios, dunas, restinga e mata nativa, destaque para frutos como: Murici, Caju, e o delicioso Mirim. Os grandes anfitriões da região são o Seu Chico Calixto e Dona Chagas, simpáticos nativos que na casa da família oferecem a famosa galinha caipira para almoço (não incluso), além de passeios de canoa pelo Rio Alegre e redário para descanso. Retorno no final da tarde a Santo Amaro. Pernoite em Santo Amaro.

5° DIA: Santo Amaro / Barreirinhas / Lençóis Maranhenses.

Café da manhã. Às 8h saída para traslado em veículo 4×4 até Barreirinhas, trajeto feito em estrada de terra (2h) e asfalto (1h) até a cidade de Barreirinhas. Check in e acomodação na pousada ou hotel escolhido. Às 14h saída para conhecer o surpreendente Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, este percurso é feito em veículo 4×4 (off Road), percorrendo trilhas de areia solta em meio a vegetação, passando por pequenos rios, o que dá a sensação de estar dentro de um “carro-barco”, ou seja: AVENTURA GARANTIDA. Chegando ao destino, pequena caminha sobre as dunas dos Lençóis (não e permitida à circulação de veículos no Parque);, oportunidade de banho e refresco nas lagoas de águas cristalinas, retorno após o pôr do sol. Pernoite em Barreirinhas.

6° DIA: Barreirinhas / Caburé / Atins

Café da manhã. Às 8h:30 saída para passeio de lancha rápida pelo Rio Preguiças, neste trajeto é possível observar palmeiras como: Buriti, Juçara (açaí), Carnaúba, bem como altas e frondosas vegetações de Mangue, que tornam a paisagem bem diversificada. Visita às comunidades que ficam na APA (Área de preservação ambiental) dos pequenos Lençóis: Vassouras, onde há grande presença de macacos-prego; Mandacaru, na qual ocorrerá a visita ao Farol Preguiças, com 35m de altura, que proporciona uma visão privilegiada dos Grandes Lençóis, foz do Rio Preguiças e Pequenos Lençóis. Próxima parada é Caburé, lugar agradável que se localiza em uma península entre o Oceano Atlântico e o Rio Preguiças, recanto propício para o descanso e um bom banho de mar ou de rio. O local possui bons restaurantes que são recomendados para o almoço (não incluso). Para finalizar o dia, travessia até o vilarejo de Atins, que fica entre a Foz do Rio Preguiças e Oceano Atlântico. Atins é considerado uma das portas de entrada para os lençóis, está em uma das extremidades do parque, de onde se podem alcançar as dunas em uma caminhada de uma hora e meia. Vila de pescadores, de gente simples e acolhedora, tranquila e com praias quase desertas, perfeitas para um delicioso banho de mar ou prática de esportes à vela, devido a intensidade dos ventos da região. Pernoite em Atins.

7° DIA: Atins / Caburé / Delta do Parnaíba / Barra Grande

Café da manhã. Em horário de acordo com as marés, saída do porto de Atins para pequena travessia de 15 minutos até a Praia de Caburé, em seguida, traslado em veículo 4×4 passando por trilhas na praia, em dunas, no “Oasis de Rio Novo” em Paulino Neves início dos Pequenos Lençóis, Tutóia Velha, Lagoinha e chegada ao porto de Tutóia (MA). Embarque em lancha rápida para travessia do Delta do Rio Parnaíba, seguindo por ilhas como: Paulino Neves, Caju e Canárias, com parada estratégica para observação da extração de caranguejos. Descida na localidade Morro do Meio ou ilha das Canárias para almoço (não incluso). Continuação do percurso, em lancha rápida pelos labirintos de manguezal do Delta, oportunidade para conhecer um pouco da flora e fauna da região. Chegada ao Porto dos Tatus (PI) e traslado até a Praia de Barra Grande (130 km), que está localizada no município de Cajueiro da Praia e recentemente tem atraído os olhares de pessoas que buscam tranquilidade e esportes à vela como o Kit Surf. Check in e acomodação na pousada escolhida. Pernoite em Barra Grande.

8° DIA: Barra Grande / Barra Grande

Café da manhã. Em horário de acordo com as marés, saída para Passeio Ecológico “A Rota do Cavalo Marinho” o qual é feito em canoa a remo, partindo da sede da BARRATUR (Associação de condutores de Barra Grande) no centro de Barra grande, na Casa do Artesanato. Incluem passagens pelos Igarapés e Ilhas, no trajeto é possível observar os Cavalos Marinhos ponto alto do passeio, Aves de diversos tipos, o Caranguejo – Uçá e muitos animais que enriquecem a fauna local. O horário do passeio e determinado pelas Tábuas de maré. Pernoite em Barra Grande.

9° DIA: Barra Grande / Jericoacoara

Saída às 9h em veículo 4×4 rumo a Jericoacoara, percurso feito em estrada de asfalto passando por Chaval e Barroquinha já no Estado do Ceará, seguindo até a foz do Rio Coreaú em Camocim (CE), onde é feita uma pequena travessia em balsa até a Ilha do Amor, lugar com coqueiros, carnaúbas, praias desertas e dunas que chegam até 30 metros de altura. Continuação do trajeto ainda no 4×4 até Tatajuba. Vilarejo de pescadores que foi encoberto pela ação das dunas e reconstruído pelos mesmos na outra margem do rio. É também considerado como Nova Tatajuba. Possui dunas enormes, algumas em processo de cristalização, o que as impede de se movimentar pela ação do vento. Passagem pela duna do Funil (parada opcional para sundboard), chegada ao Lago da Torta para delicioso almoço a base de frutos do mar (não incluso), descanso e refresco nas famosas redes estrategicamente armadas dentro do lago. A aventura continua à beira mar, com passagens por vegetações de mangue seco e chegada à Praia de Guriú para nova travessia em balsa. A viagem segue sem novas paradas até a Vila de Jericoacoara. No fim do dia, convite irrecusável para apreciar o pôr do sol no alto da duna. A noite de Jeri é bem movimentada e com muitas opções de bares, restaurantes, pizzaria e casas onde tocam forró ou reggae. Pernoite em Jericoacoara.

10° DIA: Jericoacoara / Jericoacoara

Café da manhã. Saída para passeio de buggy às lagoas Azul e do Paraíso, ambas com águas cristalinas e com espaços convidativos a um bom relaxamento, outra boa opção é caminhar por suas areias e nadar em suas gostosas águas. A culinária local também se apresenta como ótimo atrativo, com pratos a base de peixes e camarão frescos, pescados no mesmo dia e a preços atraentes. O retorno se dá no meio da tarde atravessando as dunas, com chegada em Jeri a tempo de fazer uma parada obrigatória para assistir ao pôr do sol do alto da duna principal da vila. Pernoite em Jericoacoara.

11° DIA: Jericoacoara / Jericoacoara

Café da manhã. Dia livre para aproveitar a praia, descansar ou fazer passeios opcionais.

Sugestão: Caminhada até a Pedra Furada.

12° DIA: Jericoacoara / Fortaleza / Cidade de origem

Café da manhã. No horário indicado, traslado de Jericoacoara até o aeroporto de Fortaleza em veículo 4×4 em estrada de asfalto, percurso: 4 horas


ESTE ROTEIRO INCLUI:

  • EM SÃO LUÍS: TRASLADOS AEROPORTO/LOCAL DE HOSPEDAGEM;
  • PRAIA DO PREÁ: HOSPEDAGEM COM CAFÉ DA MANHÃ – 1 NOITE
  • TODOS OS TRASLADOS NOS TRECHOS:
    • SÃO LUÍS / SANTO AMARO – ASFALTO;
    • SANTO AMARO / BARREIRINHAS – TRILHAS / ASFALTO;
    • CABURÉ / TUTÓIA – PRAIAS / ASFALTO;
    • PARNAÍBA / BARRA GRANDE – ASFALTO / PRAIAS;
    • BARRA GRANDE / JERICOACOARA – ASFALTO / PRAIAS;
    • JERICOACOARA / AEROPORTO DE FORTALEZA – PRAIA / ASFALTO.

NÃO INCLUI:

  • REFEIÇÕES;
  • BEBIDAS, TAXAS;
  • GORJETAS;
  • DESPESAS PESSOAIS;
  • BILHETES AÉREOS;
  • QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.

Consulte nossas opções de passeios para Rota das Emocoes